terça-feira, 11 de maio de 2010

Crítica - Chico Xavier o Filme

O cinema nacional vive uma das suas melhores fases, (Segurança Nacional não esta sendo considerado), e parte importante nisso é sem dúvida, a determinação, comprometimento e claro, talento de Daniel Filho.



Muitas pessoas apostavam que Carla Camurati (Carlota Joaquina – A princesa do Brasil) faria algum sucesso semelhante, mas isso não aconteceu.

O que vemos hoje são sucessos de Daniel Filho (Se eu Fosse Você) como umas das maiores bilheterias do ano e até mesmo entre as 10 da história do cinema nacional.

E pensar que a Globo quase perdeu este talento...

Mas voltando ao assunto principal, Chico Xavier o Filme.



O filme conta a história do médium, espírita, guia Chico Xavier desde sua infância até a entrevista concedida ao programa "Pinga Fogo" da extinta TV Tupi.

Confesso que não conhecia com tantos detalhes a vida desta pessoa e fiquei meio que sensibilizado com sua história, como ele deixou de lado o luxo e se dedicou totalmente a felicidade e a "consolar" os outros.

O filme foge da polêmica de que Chico usava truques nas sessões e isso realmente não é necessário para o filme, ele se completa só com a personalidade de Chico, retratada desde a turbulência infância onde sofria com os abusos de sua madrinha (Giulia Gam em um dos seus melhores papéis) e quando ele próprio se achava louco.




A escolha do elenco não poderia ser melhor, desde o Chico criança, jovem/adulto e até a fase em que parece que estamos vendo o próprio Chico, vivido por Nelson Xavier com brilhantismo.

O elenco coadjuvante está perfeito, a reconstituição da época idem, um filme brasileiro feito com maestria e gostoso de assistir. Recomendo

Não sou espírita, confesso, mas que o filme desperta uma certa curiosidade, sim, desperta e muito.

Avaliação: Muito Bom.

2 comentários:

Amanda disse...

Adorei, beijos. Amanda

Unknown disse...

Sinceramente, este filme me deixou muito, mas muito sensibilizada... Talvez pelas atuações perfeitas, ou pela história simples e digna que teve Chico Xavier...
Também dei muita risada, em alguns momentos pela simplicidade com que o Chico tratava alguns assuntos.
Mas a minha maior comoção com este filme, aconteceu com a prece do "Pai Nosso" no fim... Todas as pessoas que assistiam ao filme (e a sala estava cheia) saíram em silêncio.
Não sei se pensativas na história, ou se apenas respeitando a memória de tão ilustre ser que habitou este planeta...
O que sei é que o filme não só valeu à pena pela sua história em sí, mas tbm pelo respeito de todos na sala de cinema...

Postar um comentário